Kefir de Água - KEFIR fevereiro 2020

Skip to content
KEFIR


Kefir de Água

kefir de agua

O que é Kefir de Água?

O kefir é uma bebida fermentada feita a partir de grãos de kefir, podendo ser chamado também de tibicos que na verdade são um grupo de bactérias, leveduras e polissacarídeos. Esta bebida vem do Cáucaso, uma região entre a Rússia e a Geórgia.

Os grãos de Kefir de água são pequenos, translúcidos ou caramelos (dependendo do açúcar que você usa) e tem a aparência de micro cristais. Quando bem cultivados produzem uma rica bebida probiótica e continuam crescendo indefinidamente e seu preparo é muito simples.

mas sabendo que você utilizará açúcar em sua preparação para fazer a água de kefir é bom ressaltar que você não deve utilizar mel, mas dependendo do açúcar que utilizar vai dar a tonalidade nos grãos de kefir por exemplo: se utilizar açúcar mascavo, rapadura isso vai deixa-lo mais caramelado e se utilizar açúcar refinado mais branco vai deixa-lo mais claro.

Diferentes tipos de kefir

Podemos fazer, também chamado de kefir de água uma versão mais saudável e ecológica ou fazer o Probiótico de Leite (mais não é o foco iremos falar sobre o Probiótico de Água). Para fazer esse tipo, você precisará de grãos de kefir, água pura, açúcar integral, limão, figos ou outras frutas secas.

Como o açúcar é processado durante o processo de fermentação, o kefir não apresenta um problema relacionado ao consumo de açúcar. Existem todos os tipos de receitas, algumas com água de coco.

Você também pode produzir leite com kefir, sabendo que a fermentação da lactose transforma a lactose em fermentos lácticos, o que limita os problemas de intolerância. Os grãos de kefir serão então diferentes porque não consistem nas mesmas bactérias.

A história do kefir e seus benefícios para a saúde

O kefir tem séculos de idade e é nativo do norte da Rússia.  Os habitantes desta região são famosos por sua extraordinária longevidade.

Os hospitais da antiga URSS usaram o kefir para tratar condições que variam de aterosclerose a doenças alérgicas, distúrbios metabólicos e digestivos, tuberculose, câncer e distúrbios gastrointestinais.

Como fazer seu próprio kefir de água caseiro

  1. Primeiro, encontre sementes de kefir em uma loja de produtos naturais ou online. Em seguida, coloque essas sementes no fundo de uma jarra.
  2. Para cerca de 50g de sementes, acrescente cerca de 1,75 litros de água. Adicione para esta quantidade cerca de 5 colheres de sopa de açúcar na água. Se quiser, frutas secas e corte uma pequena fatia de laranja e coloque na água.
  3. Cubra a parte superior da jarra com um pano fino preso por um elástico. Por fim, coloque o jarro em um local escuro por cerca de 48 horas. Após 48 horas, você notará que suas passas flutuam na superfície.
  4. Despeje o suco em outro recipiente que você possa guardar na geladeira e coloque as sementes de kefir no fundo da jarra. É melhor lavar a jarra e lavar as sementes de kefir antes de iniciar uma nova preparação.
0/5 (0 Reviews)