Kefir de Leite - KEFIR fevereiro 2020

Skip to content
KEFIR


Kefir de Leite

Kefir de leite

O que é Kefir de Leite?

Já sabemos a diferença dos dois Kefir então essa versão nada mais é fermentado no Leite de vaca, cabra, e outros basta escolher o que agrada seu paladar. Obviamente, recomenda-se o leite natural, não o leite UHT que foi rachado e depois reconstituído. Escolha leite natural ou pasteurizado. Já o Probiótico feito na água tem outro tipo de processo.

Os grãos de Kefir de leite são brancos e constituem uma cadeia de bactérias e leveduras que tem a aparência muito semelhante a uma couve flor. Quando bem cultivados produzem uma rica bebida probiótica e continuam crescendo indefinidamente (é nessa hora que você pode fazer as doações pois a muda de kefir vai aumentando porque ela vai se reproduzindo).

Isso garante mais sabor e nutrientes. O leite natural deve ser fervido e resfriado com antecedência, caso contrário, produzirá um kefir irregular. O leite pasteurizado dá um kefir suave. O melhor kefir é o obtido a partir do leite natural, fervido e resfriado com os grãos de kefir.

Preparar o Kefir de leite.

Preparar o Kefir de Leite é muito fácil. Os grãos são cultivados leite, seja de vaca, cabra ou ovelha. As bactérias e leveduras presentes nos grãos metabolizam o açúcar do leite, ou seja, a lactose, reduzindo a caseína, albumina, além de sintetizar o ácido lático, a lactose e outras enzimas. Também modificam os sais de cálcio, que se tornam mais fáceis de serem absorvidos pelo organismo humano. O leite de Kefir é composto por um conjunto de microorganismos benéficos, repleto em vitamina, aminoácidos e enzimas.

Quando o processo de fermentação feito pelo kefir chega ao fim o leite se assemelha muito ao iogurte que conhecemos, no entanto é nutricionalmente mais rico, com menos lactose e repleto de probióticos. São mais de 30  tipos diferentes de lactobacilos, incluindo Lactobacillus bulgaricus, Streptococcu thermophilus, Lactobacillus acidophilus e Lactobacillus casei.

Onde encontrar os Grãos de Kefir.

Obviamente sabemos que qualquer grão de kefir pode fermentar em ambas formas tanto em LEITE quanto em Água não há diferença entre os grãos para fazer a fermentação (mais é lógico se foi fermentado uma vez no leite sempre será produzido no leite).

Primeiro, encontre sementes de kefir em uma loja de produtos naturais ou online(doações) indico que achei alguem para doar existem uma Página de FaceBook como: Kefir Alimento Probiótico que fazem essa doação ou tambem em sites como: Blog – Kefir Alimento Probiótico (indico esses dois meios pois são os melhores), mas lembre-se de ver a região que você mora para ficar mais fácil e rápido . Em seguida, coloque essas sementes no fundo de uma jarra.

Existe outros tipos de preparos e deixei uma receita separada em uma das nossas Paginas e é só você escolher qual é melhor e fazer: Ver a receitas

Detalhes do kefir de leite

O kefir de leite é obtido fermentando o leite por culturas de kefir. É uma fermentação rápida, entre 24 e 48 horas, e o produto resultante é mantido congelado por um período de aproximadamente um mês.

O conteúdo de lactose no leite é de cerca de 4,7 g / 100g (cerca de 5%). Este é o açúcar que a safra de kefir consome para crescer. O conteúdo de lactose no kefir do leite é residual, mas ainda assim pode conter.

Existem kefires sem lactose (um tratamento enzimático é aplicado para destruí-lo completamente).

O valor nutricional de 100 gramas de kefir de leite de vaca é:

  • Cerca de 70 kcal
  • Cerca de 3,7 g de gorduras (2,5 saturadas)
  • Cerca de 4,3 g de carboidratos (3,7 são açúcares simples)
  • Cerca de 3,4 g de proteína

Embora seu teor calórico não seja muito alto (100 g possui aproximadamente o equivalente a uma banana), o tamanho da porção varia entre 250 e 500g.

Portanto, se você consome uma garrafa / frasco de kefir de uma só vez, não está realmente bebendo nutriente e consumindo também calorias, gorduras, açúcares e proteínas.

Receita de kefir de leite

  1. Despeje o leite em um recipiente, jarra de vidro ou garrafa.
  2. Basta colocar os grãos no leite. Uma colher de sopa de grão por 1 litro de leite. Misture para distribuir os fermentos. Cubra, a tapa não precisar ser hermética.
  3. Deixe à temperatura ambiente (entre 18 e 25 ° C é o ideal) e aguarde entre 24 e 48 horas, dependendo da temperatura. Quanto mais frio estiver, mais lento será o processo. A 18 ° C pode demorar 3 dias, a 25 º C apenas 24 horas. O leite engrossa e fica azedo e efervescente.
  4. Depois, basta filtrar para recuperar os grãos que serão utilizados para uma nova bebida. Podemos beber imediatamente ou coloque o kefir em uma garrafa fechada e deixar esfriar por mais 24 horas, pelo menos, para que fique mais efervescente e com um sabor mais assertivo.
  5. Para tornar o kefir de leite muito espumante, acrescente uma colher de sopa de açúcar na garrafa antes de uma segunda fermentação em temperatura ambiente.
  6. Os grãos podem ser usados imediatamente para uma nova bebida ou podem esperar alguns dias na geladeira com leite. Eles se mantêm bem, desde que mantidos em leite frio. Lembre-se de trocar o leite de vez em quando: uma vez a cada 3 meses.
  7. Se você deseja interromper a produção, congele os grãos. Depois, descongele com um banho de leite. Mas pode demorar um pouco mais para acordar do que os grãos fresco.
  8. Este método pode ser usado se você não tiver muitos grãos e quiser fazer mais kefir. Coloque seus grãos em 250 ml de leite, espere que ele engrosse. Filtre o leite e colete os grãos para produção posterior.
  9. Despeje os 25 ml de leite “kefirizado” em 1 litro de leite fresco e espere engrossar à temperatura ambiente.

5/5 (1 Review)