Receitas - KEFIR fevereiro 2020

Skip to content
KEFIR


Receitas

receitas de kefir

Como fazer receitas de Kefir?

Bom em primeiro lugar, quem caiu de paraquedas aqui e nem sabe o que é Kefir vou dar uma leve explanadinha mais se seu interesse for maior pode ler a matéria completa em Origem do Kefir ou acessar a HOME do site que explico tudo sobre os tipos de Kefir:

Ela é originalmente cultivada na Rússia e por milhares de décadas atrás, os cidadãos e pastores da montanha do Cáucaso acidentalmente descobriram o Kefir quando por acaso mantiveram o leite de cabra dentro de uma bolsa de couro, e acidentalmente foi produzido, apenas pelo ato da fermentação.

Mas enfim essa área foi criada para compartilhar com vocês algumas deliciosas receitas feita com Kefir, como cream cheese de kefir, iorgute de kefir, queijo de kefir, etc.

Mais antes de tudo devemos saber como produzir esse probiótico natural, portanto irei falar pra você que existem 2 tipos um é o Kefir de Leite e ou outro Kefir de água e para que você possa consumi-los você precisa fermenta-los como o próprio nome diz em leite ou em água.

Existe também uma diferença em quais tipos de alimentos que você irá produzir com eles.

Então vamos lá vou ensinar como preparar os 2 tipos de kefir:

Como fazer KEFIR de leite:

  1. Separe um recipiente de vidro com boca larga
  2. Coloque 1 colher de sopa de grãos de Kefir de leite nesse recipiente (Não leve à geladeira porque pode matar os grãos).
  3. Adicione 1 litro de leite ( Use leite fresco, não pode ser fervido, quente, morno apenas em temperatura ambiente. Pode ser leite integral, semi-desnatado, desnatado, de vaca ou de cabra. )
  4. Cubra este recipiente com uma telinha protetora de tule. Deixe fermentar em temperatura ambiente de 18h à 24h. (No máximo 36h)
  5. Coe o líquido metabolizado pelos grãos de Kefir: O probiótico.
  6. O líquido coado é o que você deve tomar. (Este pode ir à geladeira por 1 ou 2 dias, no máximo)
  7. Logo após coar, reserve os grãos de Kefir novamente em vidro higienizado e reinicie o processo.

Como fazer KEFIR de água:

  1. Separe um recipiente de vidro
  2. Coloque os grãos de Kefir de água nesse recipiente
  3. Adicione água filtrada e açúcar mascavo (Recomenda-se 2 colheres de sopa de açúcar mascavo para cada 500 ml de água filtrada.) pois as bactérias necessitam de algo para se alimentar e a água não tem energia para elas se desenvolverem
  4. Cubra o recipiente com uma telinha protetora de tule. Deixe fermentar em temperatura ambiente de 18h à 24h. (No máximo 36h)
  5. Coe o subprotudo metabolizado pelos grãos de Kefir: O líquido probiótico e guarde em geladeira para consumi-lo em até 2 dias.
  6. Reserve os grãos de Kefir novamente em vidro e reinicie o processo.

Dicas importantes para manusear o KEFIR.

  • Não utilize nenhum tipo de metal para manusear o kefir.
  • Você pode tomá-lo batido com qualquer tipo de alimento exemplo: frutas, puro, com mel, granola, aveia, etc. Tome pela manhã ou à noite.
  • Os grãos de Kefir são capazes de fermentar diversos alimentos, como leite de vaca, cabraovelhabúfalaaçúcar mascavosucos de frutasextrato de soja, entre outros. Sendo o modo de fazer o mesmo dos citados acima.
  • Atenção: nunca deixe os grãos de kefir por mais de 40 horas no mesmo leite. Para manter vivos os grãos de kefir, repita este processo todos os dias ou a cada 36 horas.
  • No Verão, lave com água mineral os grãos 1 x por semana com água em temperatura ambiente. Já no inverno, faça isto de 15 em 15 dias. Os grãos vão proliferar, então retire o excesso e doe para alguém!

Reparem que são os mesmo processos porém um vai água e o outro leite.

Agora você sabendo produzir o seu kefir vou deixar algumas receitinhas deliciosas de ambos tipos e garanto para você que vai ser a ultima coisa que você vai se arrepender pois você vai ter uma vida mais saudável e muito mais harmoniosa CONHEÇA AS MELHORES RECEITAS COM KEFIR DE LEITE E RECEITAS DE KEFIR DE ÁGUA.

0/5 (0 Reviews)