5 Dicas para quem vai consumir kefir pela primeira vez. - KEFIR fevereiro 2020

Skip to content
KEFIR


5 Dicas para quem vai consumir kefir pela primeira vez.

como consumir kefir de primeira viagem

Já vimos tantas coisas sobre o nosso amado kefir como receitas deliciosas, que amo de montão e gosto de saber quantas coisas gostosas da para fazer com o kefir como variações de iogurte de kefir, cream cheese de kefir, etc.

O intuito desse blog é mostrar tudo sobre o kefir, para você que é iniciante e quer aprender a cultivar, tomar, produzir, fazer produtos para venda, etc…

Por isso separei 5 dicas para iniciantes de primeira viajem no kefir venha e confira de perto você que quer aprender a cosumir kefir de verdade:

5 Dicas para iniciantes: Como cuidar do seu kefir

O Kefir é originário dos milenares povos do Cáucaso, sendo o povo mais longevo e saudável do mundo devido ao hábito de consumir Kefir desde a infância e também por terem acesso à água pura com altas concentrações do sal-mineral silício.

Entre eles é raro câncer, doenças cardíacas, doenças psicológicas e infecções, sendo que a maioria morre de velhice em alto grau de lucidez. O melhor é a gente cuidar dos grãos de Kefir como aqueles povos cuidavam e cuidam.

1.    Manter o frasco no escuro.

Há muitas maneiras de produzir o kefir mais eu cubro o frasco com um pano negro, o frasco não precisa ser de vidro, usem um de plástico PVC próprio para alimentos que é mais seguro contra acidentes.

Essa explicação pode ajudar e realmente faz sentido por que os antigos caucasianos misturavam leite e grãos dentro de vasilhames de couro (ambiente totalmente escuro) e sim, tampados, não tampados hermeticamente (fechado completamente), mas parcialmente pois o gás resultante da fermentação deve sair, podemos usar tampa no frasco sim, mas não apertadas, um pouco frouxas.

2.    Agite sempre o recipiente que o kefir está armazenado.

O fato de agitar sempre o frasco é para que os grãos se alimentem e fermentem o leite uniformemente.

Os antigos caucasianos também penduravam os sacos de couro nas portas para que as pessoas o chacoalhassem sempre que possível.

3.    Cuide sempre dá higienização do seu kefir.

Sim, devemos cuidar da higienização dos grãos de Kefir mesmo que eles não se contaminam com outros micro-organismos, mas eles podem concorrer com o kefir.

Um dos sinais da presença de micro-organismos invasores em sua produção é o sabor amargo e a presença ou não de partículas branquinhas que se confundem com o leite coalhado, porém para diferenciar essas partículas é ver se elas se desmancham igual o leite coalhado se não desmanchar seu kefir de leite pode estar sendo invadido.

Por isso, na hora de coar, façam como os antigos caucasianos: enxaguem os grãos com cuidado em água corrente (sem esfregá-los ou apertá-los) deixe escorrer bem para depois colocá-los no leite novo.

4.    Verifique o tipo de leite utilizado na fermentação do kefir.

Optem sempre pelo leite “in natura”. Nos grandes centros é muito difícil de encontrar, mas na falta nunca usem leite em caixinha pois ele contém substâncias químicas que enfraquecem e matam os grãos. Optem pelo leite de saquinho mas fiquem de olho na composição (deve conter apenas leite) evite os “homogeneizados”. Quanto mais puro e natural melhor.

5.    Nunca passe a proporção e tempo de fermentação recomendados.

A proporção utilizada para cada meio litro de leite é de duas colheres de sopa de grãos com isso já é o suficiente para ele fazer a fermentação perfeita e nunca deixa ultrapassar fermentação por mais de 48 horas. O excesso de ácido prejudica e enfraquece os grãos, além de deixar a bebida desagradavelmente azeda.

Conclusão.

Como podem ver, é preciso dedicação e amor e fazendo isso será compensado e muito, com a simples melhora em seu corpo como grandes melhoras na resistência imunológica, na regulação do sistema digestivo, na melhora da pele, unhas e cabelos etc.

Tenho certeza de que você verá a força e nutrição do kefir com o passar do tempo! Se seguirem essas 5 dicas irão ver que seus grãos vão crescer e multiplicar rapidamente. E sempre é bom lembra que na falta de ter para quem doar, nunca joguem fora o excedente.

Sabe o que nossos antepassados faziam? Comiam os grãos também! A matriz proteica chamada Kefiran é o próprio milagre concentrado: enzimas, minerais e vitaminas tudo que o corpo agradece! Não aconselho, pois, além de tudo você sempre deve ter sua muda reservada para produzir mais probiótico com seu kefir, mais caso queira e não conseguir comer os grãos, pode bater em algum suco de frutas, essa é minha dica extra.

0/5 (0 Reviews)