O que fazer com o soro do kefir de leite - KEFIR fevereiro 2020

Skip to content
KEFIR


O que fazer com o soro do kefir de leite

o que fazer com o soro do kefir de leite

Hoje gostaria de dar uma ênfase no soro que é produzido quando o kefir está fermentando o leite, muitas pessoas não sabem o que pode estar fazendo com aquele liquido e jogam fora.

Pois bem, a partir de hoje você vai parar de jogar fora esse liquido tão precioso pois é fonte de muita proteína e minerais.

Quando você está fazendo algumas receitas de kefir como: cream cheese de kefir, queijo de kefir, iogurte de kefir, etc. Na hora da fermentação quando é adicionado os grãos do kefir esse liquido meio esbranquiçado apenas escoa, pois, aquele soro não é parte da massa produzida pelo kefir, mas é uma fonte muito rica de nutrientes.

O que é o soro de kefir e o que fazer com ele?

Para quem não sabe como conseguir esse soro do kefir de leite é super fácil pois na hora que estiver fermentando é apenas deixar-lo coando em um pano de prato ou coador de café por algumas horas, ele automaticamente vai se separando do leite.

As informações que eu colocar aqui vão te deixar de boca aberta pois o soro do kefir é um produto muito cobiçado na indústria alimentícia porque para fazer sua produção tem que ter muito leite a disposição.

A matéria prima é sempre a robusta e bem concentrada pois a partir dela que sai outros alimentos como vocês podem ver, o soro pode ser encontrado em sua forma original que é liquida, concentrado ou em pó conhecido como whey protein e contam com uma proporção relativamente alta de aminoácidos com suas cadeias ramificadas, como BCAA.

Uma das perguntas mais comuns é essa quanto de proteína tem o soro de kefir e eu vou te responder de maneira simples e objetiva mais não se assuste porque realmente é dessa matéria prima que pode sair muitos benefícios e nutrientes.

“Se você quer saber quanto de proteína existe no soro de kefir em 100 Gr. De soro, existe em média, 80 gr. de proteína. Para ter uma noção o Leite integral, semidesnatado ou outra versão, tem aproximadamente 3 gr. de proteína a cada 100 ml. A concentração de proteína no soro é maior porque é preciso uma quantidade enorme de leite para tê-lo” Cynthia – Nutricionista

Está assustado em saber que existem aproximadamente 80 gramas de proteína em 100 gramas de soro de leite, bom eu estou.

Mais continuando para não perder muito tempo, basicamente o soro do leite é o que faz com que o leite não vire uma pasta dando a ele estado de liquido, com a fermentação do kefir no leite, apenas está separando o soro dos elementos sólidos do leite os mesmo que dão a coloração, sabor, etc…

O que é Whey Protein?

A proteína de soro de leite é um líquido muito cobiçado e tem sido usada em dietas tradicionais há séculos. Na Islândia, o soro de iogurte é amplamente utilizado para a conservação de alimentos. Na Grécia, o soro de iogurte é conhecido como “água de cura”. Até recentemente, alguns SPA’s na Europa recomendavam o uso de soro de iogurte para o tratamento de várias doenças como gota, anemia, artrite e até mesmo tuberculose. É uma excelente fonte de minerais, aminoácidos essenciais e lactobacilos.

Com esse currículo não pode se deixar passar não é mesmo, com isso já dá para ver o quanto é importante esse produto.

Os praticantes de atividade física como musculação, atletismo, natação, halterofilismo e outros esportes de alta intensidade precisam melhor o seu aporte proteico, já que este tipo de atividade favorece o aumento na taxa de síntese de proteínas associadas ao metabolismo aeróbio e com isso veio a necessidade de transformar o soro do leite que é altamente rico em proteínas (BCAA) e minerais em whey protein.

Mas enfim não seria esse foco que gostaria de continuar pois o assunto é sobre não desperdiçar o soro de leite produzido por conta da fermentação do kefir com o leite possui uma quantidade alta de proteína.

O que fazer com o soro do kefir?

Bom, você pode estar utilizando o soro do leite produzido pelo kefir que tem uma quantidade enorme de proteína ao seu favor, criando diversas receitas com esse liquido precioso, deixarei algumas ideias para você deixar sua imaginação fluir.

  • Yakult de kefir;
  • Sopas;
  • Sucos de frutas;
  • Vitaminas (Batidas);
  • Panquecas;
  • Waffles;
  • Bolos

Você deve estar se perguntando nossa mais como vou fazer essas coisas com esse liquido? Bom o soro do kefir é uma água com um leve odor, coloração e com algumas características nutricionais diferentes como a proteína, mais isso não impede de você utilizar em preparações que vão outros tipos de sabores, você nem irá perceber.

Conclusão.

Espero que essa informação tenha tido relevância para você, e que você nunca mais jogue o soro de leite fora porque esse liquido é um ouro, pois com ele da para fazer muitas receitinhas deliciosas e saborosas e com um UPGRADE em sua composição nutricional, pode ter certeza que você não irá se arrepender.

0/5 (0 Reviews)